Marcelle Sampaio

 

Título



Estudo da Circulação Hidrodinâmica e Trocas de Massas d’Água na Baía de Guanabara– RJ

Orientador(es)



Paulo César Colonna Rosman

Resumo



Nesta tese apresenta-se um estudo sobre a circulação hidrodinâmica 3D e troca de massas d’água do sistema estuarino Baía de Guanabara - RJ, através de modelagem computacional. A utilização de modelo hidrodinâmico 3D permite conhecer a elevação do nível d’água e o padrão de correntes em diversas profundidades de interesse ao longo da coluna d’água. Os cenários de simulação propostos permitem analisar as variações causadas pela atuação de ventos no comportamento hidrodinâmico. Os resultados obtidos do modelo hidrodinâmico são utilizados como base para o estudo de transporte de partículas. Para isto, a Baía de Guanabara foi dividida em setores (massas d’água) e a aplicação do modelo Lagrangeano de transporte de partículas permite analisar a troca de massas d’água e identificar regiões com maior ou menor saída de partículas durante o período de simulação, também em várias posições da coluna d’água. A ferramenta utilizada para o estudo foi o SisBAHIA (Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental), sistema de modelos elaborado na Área de Engenharia Costeira e Oceanográfica do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ.

Abstract



Studies on the Tri-dimensional hydrodynamic circulation and changes of water masses in the Guanabara Bay estuary, through a computational modeling are presented. By using a Tri-dimensional hydrodynamic model, it is possible to evaluate the water level elevation and the parameters of the current in several depths along the column of water. The proposed scenarios simulated in the studies, permit to evaluate the variations caused by the action of winds in the hydrodynamic behavior. The results obtained from the hydrodynamic model are used as a basis for evaluating the transport of particles of water. To perform this, the Guanabara Bay estuary was divided into several sectors (water masses) and the adoption of the Lagrangean model of transport of water, permits to evaluate the changes of those water masses and to identify some regions with higher or lower loss of particles during the simulated period, associated to their positions along the column of water. The software used for the studies was the Basic System of Environmental Hydrodynamics – SisBAHIA, developed by Oceanographic and Shore Engineering Department of the Ocean Engineering Program of COPPE/UFRJ.

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