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Geisel Filgueiras de Oliveira

Título

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO MENCÂNICO DE DIFERENTES MATERIAIS PROVENIENTES DE RCD PARA CAMADAS DE BASE E SUBBASE DE PAVIMENTOS

Orientador(es)

Laura Maria Goretti da Motta

 

Resumo

Este trabalho buscou demonstrar a viabilidade técnica da utilização de agregados provenientes de RCD para aplicação em bases e sub-bases. Foram estudadas as influências das propriedades de materiais comumente constituintes do RCD (concreto, argamassa, cerâmicos e asfálticos) realizando-se a britagem de cada tipologia. Buscou-se o enquadramento da granulometria dos RCD e demais materiais nas faixas granulométricas do DNIT. Foram avaliados os efeitos da compactação na granulometria dos materiais e utilizado o ensaio AIMS para esta comprovação. Para o RCD foram utilizadas a energia intermediária e a energia modificada. As propriedades mecânicas dos materiais foram avaliadas por meio dos ensaios de Módulo Resiliente e Deformação Permanente até 150.000 ciclos. Adicionalmente foram avaliados ensaios de módulo resiliente para corpos de prova de RCD guardado em câmara úmida por 30 dias, com adições de argila e cal pós compactação e cimento aos 28 dias de cura. Foi realizada simulação de desempenho do pavimento com variação do número N para estrutura típica de pavimento e comparada com brita da literatura utilizando-se o programa MEDINA. Por fim conclui-se com o trabalho que a utilização de agregado proveniente de RCD em bases e sub bases de pavimentos é viável do ponto de vista técnico.

Abstract

This study aimed to demonstrate the technical feasibility of using aggregates from CDW for application in bases and sub-bases. The influences of the properties of materials commonly found in CDW (concrete, mortar, ceramics and asphalt) were studied by crushing each type. The aim was to fit the particle size of CDW and other materials into the DNIT particle size ranges. The effects of compaction on the particle size of the materials were evaluated and the AIMS test was used for this verification. For CDW, intermediate energy and modified energy were used. The mechanical properties of the materials were evaluated by means of the Resilient Modulus and Permanent Deformation tests up to 150,000 cycles. Additionally, resilient modulus tests were evaluated for CDW specimens stored in a humid chamber for 30 days, with additions of clay and lime after compaction and cement after 28 days of curing. A pavement performance simulation was carried out with variation of the number N for a typical pavement structure and compared with gravel from the literature using the MEDINA program. Finally, it is concluded that the use of aggregate from CDW in pavement bases and subbases is viable from a technical point of view.

 

 

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